Na última quinta-feira (22/02), por meio de assembleia virtual, os funcionários e funcionárias do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) aprovaram por imensa maioria (mais de 98%) o Acordo Aditivo de Trabalho (ACT) que traz importantes conquistas para o funcionalismo do BNB. 

 

O diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, Marcus Ribeiro, ressaltou que a aprovação em Assembleia do Aditivo que trata sobre a redução de jornada para pais funcionários e funcionárias com filho(a) com deficiência é o reconhecimento de um direito e o atendimento, por parte do banco, de um pleito importante e sensível à categoria. 

 

“No Piauí a participação da base, em termos percentuais, ultrapassou 50% dos aptos a votarem. Foi a maior participação entre todos os estados do Nordeste. O desafio ainda é grande, e é necessário, nesse segundo momento, de um trabalho de conscientização de gestores para que o direito agora conquistado seja inclusivo e não motivador de exclusões no crescimento profissional dos trabalhadores. O objetivo final é a qualidade de vida das famílias e o melhor cuidado aos nossos filhos e filhas”, frisou Marcus Ribeiro.

 

(Índice de votação no Piauí)

 

Resultado Geral:

Entre os participantes da assembleia, que aconteceu pelo sistema Vota Bem, 98,48% disseram SIM ao ACT; 1,48% votaram Não; e 0,38% se abstiveram.

 

O Acordo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 traz ainda a redução da jornada para pais de filhos com deficiência, fruto da Mesa de Negociação Permanente entre as entidades e o Banco.

 

A Diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí, Lusemir Carvalho, que compõe a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste, explicou que essa é mais uma importante conquista da Mesa Permanente de Negociação. 

 

“Para mim foi uma conquista magnifica para a categoria, em especial, para aquelas e aqueles que têm filhos com necessidade especiais, que careciam desse direito agora reconhecido. No Piauí obtivemos uma votação expressiva, por isso agradecemos a cada funcionário e funcionária pelo empenho nessa votação. Sei que essa conquista foi fruto de muitas negociações para que pudéssemos atender ao anseio desses pais e mães dessas crianças. E ainda há muito a conquistarmos e seguiremos lutando”, afirmou Lusemir Carvalho.

 

Agora o Aditivo deverá ser assinado na segunda-feira (26/02), na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza (CE).
 

Clique aqui para ver a proposta de aditivo.



Fonte João Henrique Vieira (com informações SEEB/CE) tags:» SEEBF/PI; BNB; Acordo Aditivo; ACT; Direitos; Negociações






Compartilhe :