Apesar de lucros bilionários, o Banco Itaú tem sido um carrasco para seus funcionários, com demissões e fechamento de agências em todo o país. Em protesto contra essa onda de demissões e metas abusivas que adoecem o trabalhador e trabalhadora, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) realizou uma manifestação, nesta terça-feira (28/11), em frente à agência do Banco Itaú, na Rua Álvaro Mendes, e retardamento de 02 horas a abertura da agência, como forma de protesto.

 

                             

 

O diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí e funcionário do Itaú, Raimundo Nonato Neide, explicou que essa mesma manifestação acontece em toda a região nordeste e se estenderá por todo o país como uma forma de denunciar o que o banco Itaú tem feito com seus funcionários, que enfrentam metas abusivas, dão um enorme lucro para o banco e recebem em troca demissões e adoecimento.

 

 

“Nos últimos 11 meses já foram 1.100 demissões e 180 agências foram fechadas nos últimos 11 meses. O banco quer forçar o cliente a se virar no atendimento virtual, mas principalmente no Nordeste, onde tem uma baixa cobertura de internet de qualidade, isso gera ainda mais dificuldades no atendimento à população. Está fechando agências e quer que as pessoas resolvam tudo pelo celular. Outro ponto é que o banco demite os funcionários mais antigos, quando está doente, e contrata pessoas mais jovens, mão de obra mais barata. O Sindicato está aqui para lutar pelos direitos dos bancários e bancárias. O banco Itaú adoece o trabalhador, depois vira as costas quando o trabalhador mais precisa”, afirmou Neide.

 

 

O diretor do SEEBF/PI, Arimatea Passos, frisou que o movimento sindical é totalmente contra demissões injustificadas, principalmente num contexto em que os trabalhadores e trabalhadoras garantem lucros enormes para o banco e em troca são demitidos.

 

“Estamos protestando contra essas demissões, sem motivação nenhuma, nesse que é o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul. Não podemos admitir em hipótese nenhuma que um funcionário venha trabalhar, dê lucro ao banco, e seja injustificadamente demitido. A Fetrafi Nordeste convocou todos os trabalhadores e trabalhadoras para fazer manifestação na porta do banco Itaú em todo o Nordeste contra essa onda de demissões. Não justifica um banco que tem lucros fantásticos proporcionados pelos seus funcionários resolva demiti-los. O Itaú tem que parar de massacrar seus funcionário e manter seu maior patrimônio que são seus empregados”.

 



Fonte João Henrique Vieira (SEEBF/PI) tags:» SEEBF/PI; Fetrafi/NE; Protesto; Itaú, Demissões






Compartilhe :