Mais um passo na jornada para a erradicação da fome no país foi dado, na quinta-feira (31/08), com o lançamento do Plano Brasil Sem Fome, que tem como objetivo tirar o Brasil do mapa da fome até 2030. Com a presença do Presidente Lula, do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, do Governador Rafael Fonteles, além de diversos ministros e ministras, o Programa Brasil Sem Fome foi lançado em Teresina, com a presença de milhares de pessoas na cerimônia realizada no Teresina Hall.

 

 

Na cerimônia, o presidente Lula defendeu uma melhor distribuição das riquezas do país, e destacou a importância do Programa Brasil Sem Fome, ressaltando que o programa não é só comida, mas também trabalho, moradia, dignidade, acesso à saúde, à educação, à cultura e à água tratada.

 

 

“O Brasil é um país rico, tem muita terra, conhecimento científico, tecnológico, genética. É o terceiro produtor de grãos do mundo, primeiro do mundo na produção de proteína e não justifica ter 33 milhões de pessoas passando fome. Tenho obsessão em acabar com a fome, garantir estudo e garantir as condições para o pobre ter uma vida digna”, disse o presidente Lula.

 

 

O presidente em exercício do Sindicato dos Bancários do Piauí, Gilberto Soares, comentou a importância de participar desse momento com a presença do presidente Lula, além das diversas lideranças do movimento sindical e social presentes.

 

 

“Estamos aqui hoje no lançamento do Plano Brasil Sem Fome, uma satisfação imensa e uma emoção única de estar com o presidente Lula, que escolheu o Piauí para o lançamento desse programa tão importante para o desenvolvimento social de nosso país. Começa aqui no Piauí esse programa arrojado de combate à fome, com vários eixos e envolvendo um trabalho interministerial que envolverá toda a sociedade nesse compromisso social”, disse Gilberto Soares.

 

 

Na cerimônia o presidente Lula assinou o decreto que estabelece o Programa Brasil Sem Fome e o governador Rafael Fonteles assinou o decreto de adesão, sendo o Piauí o primeiro estado a aderir ao Plano. O diretor do SEEBF/PI e membro da Fetrafi/NE, Arimatea Passos, ressaltou a felicidade de estar junto desse momento de reconstrução do Brasil.

 

 

“É com imensa alegria que nós estamos aqui para ajudar o presidente Lula a reconstruir esse país, ajudar o ministro Wellington nessa tarefa de transformação social do Piauí e do Brasil. Temos o mesmo objetivo de fortalecer o Brasil e o Nordeste que ainda é muito sofrido, Por isso, viemos pessoalmente aqui apoiar e agradecer por esse trabalho para erradicar a fome no Brasil”, afirmou Arimatea Passos.

 

 

O Plano Brasil Sem Fome abrange 32 programas, incluindo o Bolsa Família, e tem mais de 100 metas e propostas dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). A diretora do SEEBF/PI, Lusemir Carvalho também ressaltou a emoção de presenciar um momento tão importante na luta contra a fome no país.

 

 

“É com enorme satisfação que estamos aqui para presenciar o lançamento desse programa tão importante no combate à fome e a desigualdade em nosso país. Um programa amplo, com vários eixos e metas para que o Brasil saia dessa condição e permita que cada brasileiro e brasileira tenha a dignidade de se alimentar, e também trabalhar, estudar e se desenvolver. É uma grande alegria ver nosso presidente Lula lançar esse programa aqui no Piauí”, concluiu Lesemir Carvalho.

 

 

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, explicou os principais eixos do programa que visa garantir acesso à renda, ao trabalho e à cidadania; alimentação saudável e adequada; e mobilização para o combate à fome.

 

 

“São 24 ministérios atuando integrados com prefeitos e vamos trabalhar a pactuação para planejar cada um dos estados, planejar cada território e cada município, olhando a realidade de cada brasileiro. São novos rumos na política de combate à fome no Brasil”, disse Wellington Dias.

 



Fonte João Henrique Vieira (com informações pi.gov.br) tags:» SEEBF/PI; Fetrafi/NE; Lula; Plano Brasil Sem Fome; Piauí; Desenvolvimento Social






Compartilhe :