Uma luta constante por garantia de direitos e melhores condições tem sido a missão do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) ao longo de sua história. E neste dia 28 de agosto em que é comemorado o Dia do Bancário e da Bancária, o Sindicato realizou protesto em frete a agência do Banco do Brasil da rua Álvaro Mendes, no Centro de Teresina, contra o novo programa do Banco chamado CENOP/CRBB.

 

O presidente em exercício do SEEBF/PI, Gilberto Soares, ressaltou que os bancários e bancárias são uma categoria de luta, e que hoje é um dia de comemoração, mas também de luta por direitos.

 

 

“Estamos em frente ao Banco do Brasil protestando quanto à situação dos caixas do PSO de Teresina. Estão amaçados com esse programa de reestruturação que não atendeu a todos os excedentes, nem todos os caixas foram contemplados e isso nos preocupa, por gerar um rebaixamento de salário desses caixas, que a qualquer momento podem ter as suas comissões retiradas. Por isso, estamos fazendo essa manifestação para que o Banco do Brasil reverta essa situação que é grave”, afirmou Gilberto.

 

 

O diretor do SEEBF/PI, Arimatea Passos, frisou que a luta dos bancários começou há muito tempo e mais do que nunca ela está presente na vida dessa categoria, que está de parabéns.

 

“Os bancários e bancárias estão de parabéns! E hoje é também um dia de luta e mobilização. Os bancários construíram suas vidas buscando melhoria salarial e condições de trabalho por meio da luta. Não podíamos deixar de fazer essa mobilização porque o Banco do Brasil criou uma possibilidade de regularizar uma situação dos caixas, mas no final criou foi uma dificuldade. Por isso estamos aqui denunciando essa situação de prejuízo a esses trabalhadores e trabalhadoras. Estamos de parabéns pelo nosso dia, mas isso também mostra que o único caminho é a mobilização e luta”, disse Arimatea Passos.

 

 

A Diretora Ângela comentou que a manifestação é tanto para comemorar, quanto para lembrar a importância do bancário e bancária para o desenvolvimento do país, que lutam diuturnamente para que a profissão seja valorizada.

 

“Estamos aqui para lembrar que nossa luta sempre vai continuar quando nós não formos respeitados, ou quando algo não acontecer da forma que deveria. Hoje estamos aqui para denunciar como a criação do CRBB e CENOP não ocorreu como deveria. O banco instituiu regras específicas, mas infelizmente não foram seguidas. É importante que a população tenha consciência de que estamos aqui lutando por nossos direitos e também por um bom atendimento à população”, ressaltou Ângela Merice.

 

Luiz do Monte, Diretor do SEEBF/PI e caixa no Banco do Brasil, comentou que apesar dessa data ser um dia de comemoração, pelo Dia do Bancário e da Bancária, o momento é também de luta por direitos.

 

 

“Mais um ano estamos aqui lutando por nossos direitos, por melhores condições de trabalho. A cada ano que passa os bancos estão tirando nossos direitos. O bancário está sofrendo com assédio moral, assédio trabalhista, defasagem nos salários. Nós, caixas do Banco do Brasil, estamos ameaçados, ano a ano, de perder nossas comissões. Por isso, estamos aqui buscando o apoio da população e de toda a categoria para que abrace a nossa causa e nos ajudem, porque estamos sufocados pela força do mercado financeiro”, concluiu Luiz do Monte.

 



Fonte João Henrique Vieira / SEEBF/PI tags:» SEEBF/PI; Dia do Bancário; Protesto; Banco do Brasil; Mobilização






Compartilhe :