Sucesso. Essa é a palavra que melhor define o trabalho da Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa,  na cidade de Caraúbas do Piauí, cidade que ocupava o 18º lugar entre as cidades com  pior IDH – (Índice de Desenvolvimento Humano) em 2005 e melhorou depois de 10 anos, muito sua colocação, estando com a  pontuação de 0, 505.

Na quinta-feira (28/05) mais frutos dos investimentos da Fenae no município foram sentidos, Isto porque houve a inauguração a padaria comunitária Nosso Pão e a entrega do kit de inseminação para a Associação dos Produtores de Leite (Aproleite). “ “ É um trabalho que começou em 2005 e tem um resultado positivo. A gente agradece ao funcionário da Caixa pelas doações, ao Seebf do Piauí, a Apcef na pessoa de Hortência Oliveira, vice-presidente da Apcef,  ao governo Wellington Dias, a PAR Corretora de Seguros e o grupo PAR que sempre foram parceiros na luta para transformar essa cidade. Por isso, o  nosso programa chama-se Movimento Solidário, porque queremos ajudar o outro”, explicou Jair Ferreira, presidente da Fenae.    

Os avanços da cidade com apoio da Fenae foram muitos: políticas voltadas para ampliação do trabalho formal, distribuição de renda e elevação do IDH. “ A Fenae nos ajudou muito com os projetos e somos muito agradecidos por esse trabalho”, disse o prefeito de Caraúbas, Manoel Pacheco Neto. Para Neto Oliveira, coordenador da Asprovest – Associação de Produção de Artigos de Vestuário, o órgão teve fator decisivo na criação da cooperativa. “ A Fenae foi que deu esse apoio inicial para a gente, estamos fazendo roupa na cidade  e o propósito é expandir, vender nossas próprias confecções”.

Presente na cidade para a inauguração da padaria e a entrega do kit,   o governador Wellington Dias falou sobre a transformação de Caraúbas.” Estamos vendo a mudança e a agora o povo tem que tomar as rédeas, vocês tem cooperativas de pão, leite, vestuário e uma horta comunitária. Não tenham raiva de pessoas de outros estados que vêm vender aqui, vocês tem é que criar uma forma de vender seus próprios produtos para a sua própria gente. Eu não quero vir aqui,  daqui a dois anos e ver esse sonho destruído, não deixem isso acontecer”, afirmou.

Natascha Brayner, diretora de comunicação e imprensa da Fenae falou sobre o trabalho em Caraúbas. “ Este é um momento importante, um acontecimento para a comunidade e não foi só a Fenae que ajudou, mas a Apcef e a PAR também, é gratificante ver esse resultado”, disse.     

Na cooperativa de leite, Denise Viana, analista de Responsabilidade Social Empresarial da Fenae,  falou sobre o sucesso do empreendimento. “ Agradecer a todo o pessoal que com esse modelo, vocês conseguiram se juntar e o exemplo é muito bem-sucedido, é uma felicidade, o que vocês conseguiram”.  Durante os eventos, foram entregues dois cheques para as cooperativas, um de R$ 33.941, 88 e outro de R$ 5.271, 00. Agora, a partir de próximo ano, a  Fenae começa outro desafio, ajudar a cidade de Belágua no Maranhão com um IDH muito baixo. Pelo exemplo de Caraúbas, outra vitória virá. 



Fonte tags:»






Compartilhe :