O Sindicato dos Bancários do Piauí, Central Única dos Trabalhadores (CUT-PI) e diversos sindicatos, associações, lideranças sociais e parlamentares participaram da Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) em homenagem ao Dia do Trabalhador e Trabalhadora, nesta quinta-feira (27/04). A homenagem foi proposta pelo presidente da Assembleia, Deputado Franzé Silva (PT), e aconteceu no Cineteatro da ALEPI.

 

 

Estiveram presentes os diretores do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), Odaly Medeiros (presidente), Lusemir Carvalho, Carlos Arias Camarão, Hortência Cantanhede e Robert Mendes.

 

 

O presidente do SEEBF/PI, Odaly Medeiros, elogiou a iniciativa da sessão, o debate junto às entidades sindicais, e ressaltou que, embora o Dia do Trabalhador não seja de tantas vitórias e conquistas, é uma data simbólica de luta e organização da sociedade.

 

 

“Avançamos quando se instituiu o Dia do Trabalhador. Antes tínhamos jornadas excessivas de 16 horas por dia ou até mais, sem salário regular. Mas com a organização da sociedade e a criação dos sindicatos, conseguimos avançar muito, mas precisamos avançar ainda mais. Nos últimos seis anos tivemos muitas perdas, com um governo sem políticas voltadas para os trabalhadores, com as reformas previdenciária e trabalhista. Mas no Governo atual se abre uma agenda importante para discutirmos um plano de reforma sindical, com chances reais de avanços, pois é um governo com origem nos movimentos sindical e social, e podemos alcançar bons resultados para a classe trabalhadora”, disse Odaly Medeiros.

 

 

O presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra, destacou que desde o impeachment de Dilma Rousseff que a classe trabalhadora e a sociedade passam por um processo degradante e que somente com o esforço do movimento sindical e sociedade organizada será possível reverter esses retrocessos.

 

 

“Precisamos do esforço do movimento sindical, das organizações sociais, associação de moradores, de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, para alcançamos um desenvolvimento voltado para a classe trabalhadora. Nós, da CUT, queremos o esforço conjunto do movimento sindical no estado para reconquistar o que o que foi tirado da classe trabalhadora. O movimento sindical está sendo chamado para organizar, mobilizar e retomar os nossos direitos que foram retirados”, afirmou Paulo Bezerra.

 

 

A diretora do SEEBF/PI, Hortência Cantanhede, frisou a importância da diversidade de categorias reunidas e representadas. “Foi muito bom ver a diversidade de classes presentes. Passamos por um período muito grave de retirada de direitos. Hoje vivemos um momento diferente, mas ainda assim temos que ficar vigilantes, mantendo a luta pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores por mais emprego, melhores salários, saúde. As classes, sindicatos, associações todos temos que nos manter unidos na luta por direitos e melhores condições de trabalho”, afirmou Hortência.

 

 

A diretora de Mulheres do SEEBF/PI, Lusemir Carvalho, comentou que foi um momento histórico para as trabalhadoras e trabalhadores. “Estavam presentes representantes de todas as categorias e diversos parlamentares, inclusive de parlamentares mulheres ocupando esse espaço na política, o que nos deixa muito orgulhosa. Muito já conquistamos, mas precisamos avançar mais em todas as esferas da nossa sociedade, porque ainda temos pouco espaço na participação das decisões. Por isso, precisamos do apoio para potencializar o poder transformador das mulheres”, concluiu Lusemir.



Fonte João Henrique Vieira (SEEBF/PI) tags:» SEEBF/PI; Dia do Trabalhador; Sessão Solene; Alepi; Sindicatos






Compartilhe :