Pautado no diálogo em busca de resoluções das demandas da categoria, diretores do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) se reuniram na terça-feira (22/02), com o superintendente do Banco do Nordeste, no Piauí, senhor Diogo Luís. Participaram da reunião os diretores do SEEBF/PI, Odaly Medeiros (presidente), Marcus Ribeiro e Lusemir Carvalho.

 

Odaly Medeiros ressaltou o trabalho constante de ouvir as demandas e buscar o diálogo para a resolução de demandas da categoria. “Foi uma reunião muito positiva com o superintendente do BNB. Abordamos várias questões específicas do banco e saímos com o compromisso mútuo da boa relação e esforço para solucionar as reivindicações apresentadas. Reforçamos a defesa e importância do BNB como banco público fundamental para o desenvolvimento de nossa região, que é o nosso papel enquanto sindicato e seguimos firmes nesse compromisso”, afirmou Odaly.  

 

O diretor do SEEBF/PI, Marcus Ribeiro, comentou que uma das principais reivindicações é quanto às concorrências internas no BNB, pois com a reestruturação do plano de função (janeiro de 2022), abriu a possibilidade de nomeação para funções de gestão.

 

“Cobramos que fosse mantido o processo de concorrência interna para preenchimento das funções. Desde a apresentação desse plano de funções, por parte do banco, numa reunião em 2021, em Fortaleza, já ponderamos que o banco devia priorizar não essa indicação de gestor, mas sim fortalecer o processo de concorrência, que é justo e dá oportunidade a todos que almejam participar. Cobranças ao superintendente para que no Piauí a prioridade seja o processo de concorrência”, afirmou Marcus Ribeiro.

 

 

A diretora do SEEBF/PI, Lusemir Carvalho, também ressaltou a importância da justa concorrência interna no BNB. “Enfatizamos para o superintendente a cobrança muito grande com relação às concorrências, solicitando que se priorize as concorrências de forma transparente. Para que não aconteça como era no passado, que se indicavam apenas pessoas de um grupo ou outro. A gente prima que seja realmente através de concorrência, para que se consiga galgar cargos de gestão”, disse Lusemir.

 

Marcus Ribeiro comentou que também trataram sobre as movimentações que estão ocorrendo em Teresina e no estado como um todo. “Mudança de gestores, de carteiras, de funcionários para algumas outras agências da capital. Nossa cobrança é que o diálogo continue. Que sejam ouvidas as pretensões de cada trabalhador. E o sindicato se coloca à disposição dos seus associados nessa interlocução. Reforçamos que o trabalhador procure o sindicato sempre que necessário e que temos mantido, como instituição, esse diálogo com o superintendente Diogo Luís”, disse o diretor do SEEBF/PI.

 

Pandemia e saúde mental

 

O Banco do Nordeste foi pioneiro na criação de um Comitê Bipartite de Covid-19 e Teletrabalho, paritário com representantes do banco e trabalhadores. O que tem sido muito eficaz na resolução dos problemas. 

 

“Apresentamos pontos de preocupação, como continuar resguardando as medidas de combate à Covid-19. Com esse comitê paritário com representação dos trabalhadores, aqui no estado procuramos sempre o diálogo e ouvimos do superintendente a reafirmação desse compromisso”, informou Marcus Ribeiro.

 

PLR do BNB

 

A diretora Lusemir Carvalho informou ainda que na reunião virtual da Comissão de Empresa com a Direção do banco, na última sexta-feira (18/02), foi a solicitada a antecipação da PLR. “O lucro do banco não foi publicado ainda, mas sabemos que o banco já tem essa informação. No entanto, nos informaram que a assembleia com os acionistas será dia 28 de março, e que só poderá pagar a PLR aos funcionários após pagar os dividendos aos acionistas. Somente no final de março é que os funcionários receberam essa PLR”, disse Lusemir. 

 

Concurso vigente

 

A diretora Lusemir destacou também a cobrança sobre a quantidade de funcionários, ressaltando que o último concurso do banco ainda está vigente até outubro de 2023. “Todas as agências do BNB no Piauí estão com defasagem de funcionários. Precisamos que esses aprovados no concurso sejam chamados. Sabemos que tem um PID para 2022, que já passou na diretoria e está tramitando na SEST. E com a saída desses funcionários, a defasagem vai ser bem maior”, frisou Lusemir.

 

____
Matéria e Fotos: João Henrique Vieira



Fonte tags:»






Compartilhe :