Delegados reforçam união dos bancários para campanha 2018 durante VII Conferência Regional da FETRAFI/NE

Compartilhe :

Delegados reforçam união dos bancários para campanha 2018 durante VII Conferência Regional da FETRAFI/NE

17/05/2018 Gilson Alves Rocha Regionais

O Sindicato dos Bancários do Piauí marcou presença na VII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (FETRAFI-/NE), cujo tema é: “Unidade para Manter Nossos Direitos e a Democracia” e que foi realizada nos dias 12 e 13/05, no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV-PE, em Recife (PE).

O evento tinha como objetivo debater os itens da pauta e eleger os delegados para Conferência Nacional dos Bancários. Foram 109 delegados na Conferência Regional e a delegação do Piauí foi composta pelos delegados Hortência Oliveira, Fábio Neiva, Teresinha de Jesus, Francisco Camelo, Gilberto Machado, Marcus Vinícius, Emiliano Filho, Odaly Medeiros, Ariamtéa Passos e Lorena Ruanna.

Conforme avalia Arimatéa Passos, a conferência foi positiva, “principalmente porque se ancorou em várias conjunturas - trabalhista, nacional e econômica do país - especialmente a econômica voltada para os bancos, privados e públicos. Diante da conjuntura, vimos com números da conjuntura política e econômica que esse será um ano difícil para a campanha nacional salarial, até porque sabemos que nossa principal luta é por direitos, bem como o índice de aumento salarial”, sustenta.

Ele disse ainda que há uma definição sobre a defesa da manutenção dos empregos, manter os direitos adquiridos até então. “Sabemos que o que vai definir a campanha deste ano é a união da categoria”, reforça Arimatéa, referindo-se a campanha em cima de uma nova lei trabalhista que vai dificultar as relações, os entendimentos e os debates.

“Queremos manter a PLR; licença de seis meses para as mulheres; ampliar a questão da segurança bancária; que haja novas contratações através de concurso público; voltar homologação para os sindicatos, e tudo isso é acordo especifico de cada banco, ou seja, acordo com a Fenaban”, acrescenta Arimatéa Passos, defendendo que os bancários conheçam a sua campanha e seus valores para poder defender e manter os seus direitos.

As propostas aprovadas pela 11ª Conferência, que contemplam as sugestões do Comando Nacional, são as seguintes:

- Defesa da CCT e manutenção dos direitos.
- Defesa da mesa única de negociações.
- A CCT tem de continuar válida para toda a categoria.
- Proibir as demissões em massa.
- Defesa dos bancos públicos.
- Defender as eleições de 2018 como estratégicas para os trabalhadores e conclamar o voto nos candidatos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora.
- Defender a taxa/contribuição negocial como mecanismo de participação dos trabalhadores na sustentabilidade dos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais.
- Manutenção das homologações nos sindicatos.
- Defesa intransigente da democracia.
- Não à terceirização e defesa do emprego bancário.
- Realização de Seminário de Saúde do Trabalhador da Fetec-CUT/CN.
- Seminário de Comunicação da Fetec-CUT/CN.
- Ampliar o debate com apoio da Contraf-CUT sobre o ramo financeiro com foco nas cooperativas.
- Criar uma mídia que dialogue com a sociedade durante a campanha nacional.

As propostas aprovadas na Plenária final constarão nas resoluções da Conferência Regional e serão remetidas à Conferência Nacional dos Bancários. O número de Delegados da Fetrafi/NE à 20ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro se dará conforme estabelecido pela Contraf.



Fonte tags:»






Compartilhe :