Em assembleia virtual, por meio do sistema Vota Bem, realizada na última terça-feira (02/04), os funcionários do Itaú no Piauí aprovaram por unanimidade o Acordo Coletivo de Trabalho que instalará a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) no estado. A CCV é um instrumento legal para a resolução dos conflitos que pode acionada pelo ex-funcionário até 22 meses após a data do seu desligamento. A CCV é intermediada pelo Sindicato, sendo que a decisão final de aceitar ou não a proposta é do ex-funcionário.

 

Ainda no dia 02/04, os diretores do Sindicato dos Bancários do Piauí, Raimundo Nonato Neide (Saúde) e Igor Brasileiro (Jurídico) estiveram em Fortaleza, no Sindicato dos Bancários do Ceará para acompanhar uma apresentação do acordo de CCV e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto para melhor atender os ex-funcionários que precisarem recorrer a essa comissão de conciliação.

 

O Diretor Raimundo Neide explica que o objetivo da CCV é resolver pendências do contrato de trabalho através de um acordo de forma rápida e simplificada, sem a necessidade de reclamações na Justiça trabalhista, e que todo ex-funcionário ou ex-funcionária do banco pode recorrer à CCV reivindicando qualquer pendência do contrato extinto.

 

“Tivemos essa reunião em Fortaleza com os diretores de relações sindicais do Sindicato do Ceará para melhor conhecer e tirar dúvidas sobre a CCV, que  já tem 27 anos de existência, e estava-se especulando que essa Comissão tinha acabado, o que não é verdade. Ainda tem e é importante, porque as vezes um processo que se arrasta por cinco anos, pode ser resolvido de forma conciliada na CCV, caso haja alguma pendência em relação ao banco. O ex-funcionário deve procurar  primeiramente o sindicato, que entra em contato com o banco para intermediar esse processo de conciliação, amenizando e resolvendo algumas situações de forma mais fácil”, disse o diretor de Saúde do SEEBF/PI, Raimundo Neide.

 

A proposta de conciliação construída por meio da CCV é individualizada e leva em considera a trajetória do ex-funcionário, de forma harmônica e respeitosa. Para conferir a minuta do acordo aprovado,clique aqui.



Fonte João Henrique Vieira (SEEBF/PI) com informações SEEB-CE tags:» SEEBF/PI; CCV Itaú; Saúde; Jurídico; Bancários Piauí






Compartilhe :