Para despertar na sociedade a importância da segurança e saúde no local de trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data é uma homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Desde 2003 a data é marcada por atos e campanhas alertando para a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Essa é uma temática fundamental nas discussões atuais, mas apesar disso, os dados mostram que ainda são autos os índices de acidentes de trabalho no Brasil.

 

O diretor de Saúde do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), Raimundo Nonato Neide, ressalta que a prioridade deveria ser sempre a saúde e segurança do trabalhador no seu local de trabalho.

“Essa data é um alerta para chamar a atenção da sociedade para a prevenção a esses acidentes, e a importância de prevenção e investimentos em segurança e saúde do trabalhador. A prioridade deveria ser a saúde e segurança nos locais de trabalho, mas infelizmente o que ainda vemos é que muitas empresas não estabelecem segurança nem condições de trabalho, oque gera acidentes e adoecimento, porque não há a devida prevenção nem valorização da vida”, afirma o diretor Neide.

O Sindicato dos Bancários do Piauí promoveu em parceria com o psicólogo Ricardo Cruz uma pesquisa pioneira sobre a saúde na categoria bancária no Piauí. O estudo deu origem à Revista Levantamento de Saúde e Bem Estar dos Bancários do Piauí, com dados aprofundados que servem de baliza para ações cada vez mais acertadas em prol da saúde da categoria no estado. 

 

Clique aqui e baixe a Revista Levantamento de Saúde e Bem Estar dos Bancários do Piauí.

 

 

Fonte: João Henrique Vieira



Fonte tags:» segurança, trabalho, bancarios






Compartilhe :