Fetrafi/NE participa da Marcha da Classe Trabalhadora e reforça compromisso com as pautas da categoria e de todos os trabalhadores
Compartilhe :

30/04/2025 :» João Henrique Vieira :» Regionais
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
30/04/2025 :» João Henrique Vieira :» Regionais
Na manhã desta terça-feira (29), a Fetrafi/NE marcou presença na Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília, reunindo milhares de trabalhadores de diferentes categorias e regiões do país. Representantes dos oito sindicatos filiados à Federação estiveram mobilizados nas ruas da capital federal, em um ato que unificou as centrais sindicais e movimentos sociais em defesa de uma pauta concreta por mais justiça social, valorização do trabalho e democracia.
A programação teve início às 8h, com concentração na Praça da Cidadania, seguida por plenária e coletiva de imprensa com lideranças nacionais. Às 10h30, a marcha seguiu até o Congresso Nacional, onde foi entregue a Pauta da Classe Trabalhadora à Câmara dos Deputados e ao Senado.
A pauta unificada das centrais sindicais inclui temas urgentes e históricos para a classe trabalhadora, como:
Redução da jornada de trabalho sem redução salarial
Fim da escala 6×1, que precariza as condições de vida dos trabalhadores
Isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil
Regulamentação da negociação coletiva no serviço público (Convenção 151 da OIT)
Valorização do serviço público e da agricultura familiar
Cumprimento da lei da igualdade salarial entre homens e mulheres
Transição energética justa
Combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia
Taxação dos super-ricos e reforma tributária progressiva
A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira Leite, destacou que a redução da jornada e a justiça tributária são pautas centrais da mobilização: “A classe trabalhadora quer partilhar os ganhos da tecnologia, ter mais tempo de vida, mais saúde, mais renda e um sistema tributário que cobre mais de quem tem mais.”
Participação da Fetrafi/NE
A Fetrafi/NE esteve presente com dirigentes da sua executiva e representantes dos sindicatos filiados da Paraíba, Cariri, Campina Grande, Ceará, Pernambuco, Piauí, Alagoas e, pela primeira vez, Itabaiana (PB) — cuja filiação à Federação foi aprovada durante o V Congresso da entidade. A delegação nordestina levou suas bandeiras e palavras de ordem para somar na construção de uma agenda que enfrente o desmonte de direitos, a desigualdade e o avanço da extrema direita no país.
“Estar nas ruas é essencial. A Fetrafi/NE sempre entendeu a comunicação e a mobilização como ferramentas complementares. A pauta entregue hoje ao governo reflete reivindicações que dizem respeito ao cotidiano da categoria bancária e dos trabalhadores em geral. Estamos aqui para somar e pressionar por mudanças concretas”, afirmou Carlos Eduardo Bezerra, presidente da Fetrafi/NE.
Seminário preparatório
Na véspera da Marcha, na segunda-feira (28), a Fetrafi/NE também participou do Seminário Nacional Ampliado do Comando Nacional dos Bancários, realizado no Teatro dos Bancários de Brasília. O encontro foi uma preparação política para a Marcha e debateu a conjuntura nacional, o papel da organização sindical diante dos ataques aos direitos e a importância da luta unificada para o enfrentamento aos retrocessos.
Na ocasião, a Contraf-CUT reforçou que os bancos e empresas que se beneficiam dos lucros recordes também devem contribuir com mais responsabilidade social e tributária, e que o movimento sindical tem o dever de disputar o rumo das reformas e políticas públicas em curso.
Com força, unidade e presença nas ruas, a Marcha da Classe Trabalhadora reafirmou a centralidade da luta coletiva. A Fetrafi/NE segue mobilizada para transformar essa pauta em conquistas reais para a categoria e para toda a classe trabalhadora brasileira.
Fonte Fetrafi/NE tags:» SEEBF/PI; Contraf-CUT; Fetrafi/NE; Marcha da Classe Trabalhadora
Compartilhe :