Notícias

Manhã de sol e muito carnaval marcam o Dia dos aposentados e aposentadas dos SEEBF-PI


João Henrique Vieira

A confraternização em ritmo de carnaval em alusão ao Dia dos aposentados e aposentadas, no clube da Apcef Piauí, no sábado (27/01), foi um momento de alegria, promovendo a qualidade de vida e a integração da categoria. O evento realizado pelo Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) em parceria com Apcef-PI, Fenae, AABB Teresina e AEAP-PI contou com animada programação com sorteio de brindes, bingo e escolha do casal de folião mais animado.

       

Para o diretor de aposentados do SEEBF-PI, Francisco Reis, a aposentadoria traz outras formas de aproveitar a vida. “Quando a gente se aposenta, temos a ideia de parar todas as atividades, mas com o passar dos dias a gente vê que não é bem assim, a vida continua de uma forma diferente. O voluntariado vai nos puxando para uma série de coisas e descobrimos a parte do lazer que estava adormecida dentro de nós”, afirmou.

O presidente do SEEBF-PI, Arimatea Passos, lembrou que os aposentados sempre estão ao lado do Sindicato e que esse momento de alegria também vem junto com necessidade se manter alerta e na luta, principalmente contra a reforma da previdência que irá prejudicar a todos.

“Hoje corremos o risco de no futuro não termos um agrupamento tão grande de aposentados como temos hoje no setor bancário, por isso vamos brigar contra essa reforma da previdência, que atinge diretamente os bancários que irão se aposentar. Quando se aposentar ele já vai ter que se preocupar com o plano de saúde, com o plano de previdência complementar. É fundamental que todos os bancários, da ativa e aposentados, compreendam que, a todo o momento, serão chamados para a luta”, afirmou.

Integração e uma nova fase

A aposentadoria marca um novo ciclo de vida. O bancário do BNB, Pedro Pereira, recém do aposentado, elogiou a iniciativa. “Estou fazendo quadro meses de aposentado. A gente está procurando interagir com o sindicato, com as associações, para não se afastar. A festa está muito boa e é uma ótima inciativa. Quando você se aposenta é uma vida nova, uma vida diferente e não podemos nos isolar, temos que ser participativos”.

A bancária Maria do Socorro, aposentada da Caixa, também elogiou o evento como forma confraternização. “É uma maneira de confraternizarmos. Quando a gente se aposenta ficamos muito deslocadas, por isso um evento como esse é muito bom, porque a gente se confraterniza, se junta com outros colegas. Isso é muito importante”.

Homenagem, parcerias e animação

A aposentada da Caixa, Mirian Jales, recebeu da Associação dos Aposentados da Caixa (AEAP-PI) um certificado em reconhecimento como associada mais experiente e participativa. O presidente da associação, Rossini Ewerton, comentou a importância da homenagem. “A Mirian Jales é nossa associada mais experiente e esse ano nós a homenageamos. Ela participa de todos os nossos eventos. Entregamos um certificado para ela, que merece muito, tem toda uma história e é um ícone dentro do grupo e todos nós estamos felizes de tê-la conosco”, afirmou Rossi.

A presidente da Apcef Piauí, Glória Araújo, ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento. “A Apcef Piauí se sente muito honrada e feliz em receber uma categoria que demonstra cada vez mais a alegria de viver, a vontade de interagir, integrar e participar de todos os eventos. Essa parceria com o Sindicato dos Bancários do Piauí e com a AEAP-PI vem reforçar ainda mais essa nossa dinâmica de integração da categoria”.

O diretor do SEEBF-PI, Francisco Matos, também destacou importância dessa integração. “Temos que em primeiro lugar agradecer a todos os aposentados e aposentadas, àqueles que conseguiram com toda luta chegar à aposentadoria, mas isso não quer dizer que o aposentado fique estagnado, ele sempre procura ser ativo, ter esse integração e nós, como representantes do movimento, estamos estimulando a participação. Essa integração é muito importante na vida dos aposentados”.

Com muita alegria foi escolhido o casal de foliões mais animado da festa, simbolicamente representando o Rei e Rainha da melhor idade. Dos seis casais que disputaram o titulo, foi escolhido casal Lindberg Martins e Eudes Viana, que com muita animação conquistaram a plateia.