Notícias

Presidente do SEEBF-PI parabeniza Regina Sousa pelo título de Cidadania Teresinense


Nascida na zona rural da cidade de União, a 56 quilômetros de Teresina, a senadora Regina Sousa (PT), ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, foi homenageada nesta segunda-feira (13/11) pela Câmara Municipal de Teresina com o título de Cidadania Teresinense, fruto do requerimento da vereadora Teresinha Medeiros (PSL).

Dentre outras autoridades como o governador Wellington Dias, a solenidade contou com presença do presidente do SEEBF-PI, Arimatéa Passos, que foi parabenizar a senadora e companheira de luta dos bancários, além do diretor de Relação do Trabalho, João Mariano Segundo.

Funcionária aposentada do Banco do Brasil, Regina Sousa foi eleita a primeira mulher presidente na história do SEEBF-PI no período de 1992 a 1995, bem como do Diretório Estadual do PT. Militante sindical desde 1978, ela teve uma atuação muito forte à frente do movimento sindical, tendo respaldo junto à categoria e logo depois ingressou como dirigente partidária. Também foi presidente da Central Única dos Trabalhadores do Piauí (CUT-PI).

Em 2010, foi primeira suplente do senador Wellington Dias, e em 2014 com a eleição de Wellington ao governo do Estado do Piauí, Regina Sousa assumiu de fato o mandato de senadora pelo Estado. Também exerceu o cargo de Secretária de Administração durante as duas gestões de Wellington Dias no período de 2003 a 2011.

Tendo uma forte ligação com a cidade de Parnaíba, já que foi morar no litoral aos 12 anos de idade, Regina Sousa seguiu seu sonho e chegou a se formar em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Ela revela que seu primeiro emprego formal foi como professora do Educandário Santa Maria Gorete, em Teresina, em 1973.

Emocionada, Regina Sousa agradeceu pela homenagem: “O que eu tenho a oferecer a vocês é a minha capacidade de luta, isso nunca neguei. Sempre lutar contra a desigualdade. Agora, como senadora, abracei os direitos humanos combatendo as mazelas desse país”, resume.