Notícias

Fenae chega aos 46 anos ainda mais preparada para os desafios


Divulgação

Desde 29 de maio de 1971, quando foi criada, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) está ao lado dos empregados do banco, da ativa e aposentados, pautando suas ações na defesa dos direitos e na promoção do bem-estar da categoria. Vários foram os momentos em que bancários e Federação deram as mãos para enfrentar situações difíceis, buscar soluções e tomar atitudes ousadas e decisivas.

Foi assim nos períodos em que o enfraquecimento e a privatização da Caixa estiveram na pauta dos governos. E sempre que a direção da empresa optou pelo caminho da retirada de direitos dos trabalhadores, embora o correto e justo seja valoriza-los pela dedicação diária em todo o país. Graças a greves e mobilizações históricas que tiveram a Fenae e outras entidades à frente, avanços foram conquistados e retrocessos foram barrados.

Esse modelo nunca se esgotará. Aliás, tem sido intensificado, diante de um cenário em que a democracia, os direitos da classe trabalhadora e o patrimônio dos brasileiros estão seriamente ameaçados. Como exemplo, as reformas trabalhista e da Previdência, que parlamentares insistem em tocar, apesar da crise política sem precedentes, bem como o atual processo de desmonte da Caixa, que não pode ser diminuída e deixar de ser 100% pública.

Atenta e sempre pronta para se renovar, a Fenae passou a contar este ano com Diretorias voltadas às questões de juventude, relações de trabalho e saúde e previdência, o que vai qualificar ainda mais os debates e as ações da entidade. E também criou pastas nas cinco regiões do país, com o principal objetivo de se aproximar dos empregados Caixa, ouvir e atuar em sintonia com as demandas locais.

Ao longo desses 46 anos, o movimento nacional do pessoal da Caixa se fortaleceu e tem alcançado gerações de bancários e bancárias. Nos estados, as Apcefs mais antigas se solidificaram e outras tantas foram criadas. Juntas, as entidades não apenas defendem o banco e seus empregados, mas trabalham diariamente com foco na categoria e suas famílias, por meio do esporte, da cultura, do lazer e da oferta de benefícios exclusivos.

Luta pelos trabalhadores da Caixa, promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos associados, tudo isso só é possível graças ao que foi construído em quase cinco décadas. É essa realidade, aliás, que permite que o compromisso com a sociedade seja um dos pilares de atuação, por meio de iniciativas como o Movimento Solidário e a parceria com o Instituto Yunus, inédita no Brasil. É a Federação melhorando vidas e contribuindo para um país melhor.

Assim é a Fenae. Desde 1971, sempre preparada para os novos desafios.

Fonte: Fenae.